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quarta-feira, 7 de dezembro de 2011


Descubra o que as grandes lojas virtuais estão fazendo para não ter um natal trágico


Gabriela Paniago - ReclameAQUI®





































Diferente da crise no e-commerce brasileiro do Natal do ano passado, as empresas prometem um final de ano com compras práticas e seguras em 2011. As empresas têm na mão o poder de recuperar a credibilidade defasada pelos atrasos na entrega e inúmeras reclamações do final de 2010.

Vendas no mercado de e-Commerce deve render R$ 18 bilhões, segundo a previsão do ReclameAQUI Dados. Em contrapartida de R$ 15 bilhões verificados em 2010. Somando as queixas de 2011 no ReclameAQUI somente contra lojas virtuais, o site registrou 611.865 reclamações desde o primeiro dia de janeiro até o dia 5 de dezembro.

Além disso, se pegarmos as quatorze lojas virtuais de maior operação no e-Commerce brasileiro registradas no ReclameAQUI, somente em janeiro, nove mil consumidores reclamaram sobre atraso na entrega e ainda aguardavam, no primeiro mês do ano, uma satisfação da loja que escolheram para comprar o presente de Natal.

A crise no Natal do ano passado acabou influenciando em todo o bom andamento de entregas deste ano. Em contrapartida, empresas começaram, antecipadamente, prever possíveis transtornos e investir em diversos fatores no objetivo de garantir o melhor serviço aos seus consumidores. O desafio de atender bem neste Natal compromete a fidelidade dos clientes.

Para o diretor do ReclameAQUI, Maurício Vargas, desta vez o setor não pode mais alegar que foi surpreendido com o aumento das vendas, pois o crescimento já estava previsto desde a crise do ano passado. Desta vez, as empresas não podem dizer que o erro foi no planejamento da logística de entrega, e destaca: “Ninguém é obrigado a prometer nada, mas se prometeu tem que cumprir”, comenta Vargas sobre o prazo de entrega que as empresas estipulam.


Estratégia


Empresas como Casas Bahia online, Extra.com e Ponto Frio, já começaram a ampliar as estratégias para não passar aperto neste fim de ano. Segundo CEO da Nova Pontocom, empresa de comércio eletrônico do Grupo Pão de Açúcar que opera os sites citados, Germán Quiroga, além de ampliar o sortimento, investiram no atendimento, reforçando a infra estrutura de tecnologia, logística e armazenagem. “Ampliamos o quadro de funcionários em 60% e acrescentamos quatro novas centrais de distribuição”, acrescenta Germán Quiroga.

Já o grupo B2W responsável pelas lojas: Americanas.com, Submarino, Shoptime, afirma ter aprimorado as alianças estratégicas com os principais transportadores em todo o país viabilizando o cumprimento dos prazos acordados com o cliente. O aumento dos prazos prometidos durante o processo de venda foi uma decisão tomada com o objetivo de preservar o consumidor.

O e-commerce do Walmart também promete atender a demanda do final do ano. Entre as tarefas de planejamento, realizaram um estudo detalhado junto aos parceiros de transporte para saber a real capacidade de cada um. De acordo com o diretor de Operações do e-commerce, Leandro Bassoi, o Walmart Brasil mapeou a demanda de cada localidade do país para planejar melhor as entregas e ter a clara ideia do volume de carga dos fornecedores, por localidade e por dia.

A contagem regressiva para o Natal já começou, mas aqueles que optaram pela facilidade e rapidez nas compras feitas pela internet, ainda podem se programar para que seu presente não se transforme em um problema neste Natal.

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