Postagens populares

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Pontos turísticos e importantes de nossa Itaboraí... Igreja Nossa Senhora da Conceição




A data encontra-se até hoje gravada em uma das duas paredes originais da igreja, que já passou por várias reformas, porém preserva até hoje traços da construção original. O estilo barroco português ainda sobrevive no seu interior, marcando o período colonial e a presença dos jesuítas.





Em estilo barroco, vindo de Portugal, os jesuítas construíram em 19 de maio de 1595 a Igreja de Nossa Senhora da Conceição – atual Santuário de Jesus Crucificado.








 

Horário: Diariamente, das 09:00h as 16:00h 




A Igreja Nossa Senhora da Conceição situa-se num alargamento da rua principal de Porto de Caxias, onde desenvolve-se um casario baixo, que ainda guarda um pouco da aparência antiga do centro histórico. Essa paisagem é marcada atualmente por um comércio intenso de objetos religiosos, feito em barraquinhas que ocupam a praça da igreja, constituindo-se a principal atividade econômica do vilarejo. No terreno da igreja foram construídos grandes galpões onde funcionam serviços de bar, restaurantes, banheiros e livrarias, que refletem o grau de transformações que o antigo conjunto histórico de Porto das Caxias vem assumindo com a nova junção de local de romarias em torno do culto da imagem milagrosa de Jesus Crucificado. A data de construção da igreja é desconhecida. Admite-se no entanto que ela tenha sido edificada na mesma época do convento de São Boaventura do Macacu. Consta como data de inauguração, 17/07/1718. Em 1747 só restava a capela-mor, quando Francisco Pinto Cardoso construiu a atual nave e a torre sineira, restando até hoje algumas paredes da antiga nave principal. Em 1901 e depois1947 a igreja sofreu reformas, onde foram substituídos o madeiramento e a escada do coro e o forro da capela lateral. Em 1969 e 1978, novas reformas substituem o piso e constroem anexos ao lado da capela-mor. A atual Matriz de Porto das Caxias apresenta uma superposição de duas igrejas de partidos arquitetônicos idênticos. A primeira, de 1718, tinha proporções maiores e dela só restou a capela mor e as ruínas das paredes externas laterais. A segunda, versão mais modesta, construção da nave principal e torre sineira, aproveitando a antiga capela-mor. A porta principal e as laterais da igreja são ainda autênticas, inclusive suas ferragens. A igreja possui peças que merecem destaque como as imagens de São Francisco de Assis, a de Jesus Cristo e a de Nossa Senhora da Conceição que datam do século XVIII. Acredita-se que pertenciam ao Convento Boaventura de Macacu e foram para a igreja quando este foi desativado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário