Postagens populares

sábado, 26 de novembro de 2011

ALBERTO TORRES - EXEMPLO DE NOSSA TERRA.

 
Alberto Torres
Alberto Torres
Governador do Rio de Janeiro Bandeira Estado RiodeJaneiro Brasil2.svg
Mandatode 31 de dezembro de 1897
31 de dezembro de 1900
Antecessor(a)Joaquim Maurício de Abreu
Sucessor(a)Quintino Bocaiúva
Vida
Nascimento26 de novembro de 1865
Itaboraí
Falecimento29 de março de1917 (51 anos)
Rio de Janeiro
Profissãoadvogado e jornalista



Alberto de Seixas Martins Torres (Itaboraí26 de novembro de 1865 — Rio de Janeiro29 de março de 1917) foi um políticojornalistabacharel em direito. Também foi um pensador social brasileiro preocupado com questões da unidade nacional e da organização social brasileira.
Era filho de Manuel Martins Torres, que foi vice-presidente no governo de José Porciúncula e bacharelou-se pela Faculdade de Direito deSão Paulo em 1886.
Entusiasta dos ideais republicanos, Alberto Torres funda em 1889, juntamente com outros publicistas, o jornal "O Povo". Após aProclamação da República, Torres torna-se deputado da Assembléia Constituinte fluminense instalada em 1º de março de 1892, exercendo cargo de deputado estadual até o ano seguinte. Em 1894 é eleito e inicia seu mandato de deputado federal. Em 1895, o entãopresidente da RepúblicaPrudente de Morais nomeia Alberto Torres para o cargo de Ministro da Justiça e Negócios Interiores, mas ele demite-se pouco tempo depois, em protesto pela intervenção na cidade de Campos dos Goytacazes decretada pelo vice-presidenteManuel Vitorino.
Entre novembro de 1910 e fevereiro de 1911, Alberto Torres publica uma série de artigos na "Gazeta de Notícias", que posteriormente viriam a compor uma de suas mais importantes obras: "A Organização Nacional", publicada em 1914.
Outra obra importante de Alberto Torres, "O Problema Nacional Brasileiro" é elaborada a partir de artigos publicados no "Jornal do Comércio" em 1912 e de um discurso proferido no Instituto Histórico em 1911.
Nessas obras, Alberto Torres aborda uma ampla variedade de questões, dentre eles uma proposta de reforma da Constituição, o problema da formação da nacionalidade nos países colonizados, a natureza da política nas sociedades modernas, a crítica às teorias racistas predominantes em sua época, etc.
  • O problema nacional brasileiro
  • A organização nacional
  • As fontes da vida no Brasil1915,


Nenhum comentário:

Postar um comentário